terça-feira, 26 de abril de 2011





COLÉGIO ESTADUAL


AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA


14 ANOS



PARABÉNS!!










COLÉGIO ESTADUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA
Goiânia, 22 de março de 2011.
Aluno (a): Victor Hugo P. de Ferreira
Série: 2º PA Turno: Matutino



Titulo: “Rosa” de Hiroshima

“Ela não exala perfume, nem faz bem ao ser humano ela destrói.”



Pensem nas crianças mudas telepáticas. Os versos de Vinicius de Moraes, na voz de Ney Matogroso, nos vêm á mente quando acompanhamos a tragédia no Japão. Essas crianças poderiam ser nós, distantes de tudo, porém assistindo boquiabertos as imagens dos estragos provocados peço tsunami e que são transmitidos pela TV e pela internet. Mas, na verdade as crianças são todos os japoneses, imponentes diante de algo que ainda se anuncia.
Claro que o contexto é outro. Em vez da explosão de uma bomba, as ondas devastadoras. O que antes era uma Rosa, agora é um polém radioativo, que se espalha e contamina inclusive a comida natural tão prezada pelos japoneses. As ondulações e a delicadeza das pétalas se transformam em ondas: antes tão suaves ao bater na costa, agora arrasando carros, casa e pessoas. Da Rosa despetalada, sobram apenas os espinhos. A rosa hereditária/ Estúpido e inválida.
Mas o Japão é a “Terra do sol nascente”. Uma nova luz pode brilhar sobre a cor cinza das cidades arrasadas ou dissipar as nuvens negras invisíveis da radioatividade. Eles vão trazer de volta a cor e perfume de uma nação tão bela como uma Rosa.”








Parabéns ao aluno Victor Hugo pelo interessante texto que escreveu!!




Receba o apreço de toda equipe escolar.




Eldina