segunda-feira, 2 de abril de 2007

Páscoa!!


Páscoa para todos
Celebrar a Páscoa é um costume mundial. Nesta ocasião, palavras como ressurreição, recomeço, passagem e renovação fazem mais sentido para todos os povos. Nos dias de hoje, então, ganham sentido renovado, transformando-se até mesmo em palavras de ordem, por um mundo mais pacífico.
Mas as diferentes culturas e religiões atribuem significados específicos para a Páscoa. Na cultura judaica, a Páscoa, ou Pessach, é celebrada por oito dias e representa o êxodo do povo de Israel da escravidão do Egito, durante o reinado do faraó Ramsés II.
Para católicos e protestantes, a data simboliza a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
O calendário da Páscoa cristã foi decidido em um Conselho Eclesiástico. Esse Conselho decidiu que a Páscoa estaria sempre relacionada a uma lua imaginária, a "lua eclesiástica".
Também ficou estabelecido que a quarta-feira de Cinzas deveria ocorrer 46 dias antes da Páscoa. O período que vai dessa data até a Páscoa é chamado de Quaresma.
As datas variam de ano para ano, mas a Páscoa sempre acontece entre os dias 22 de março e 24 de abril.
Os símbolos - As luzes e velas são símbolos que não podem faltar nas comemorações da Páscoa. O círio pascal simboliza a luz dos povos em Cristo. O sacrifício de Cristo, que morreu em favor de seu "rebanho", também é lembrado no símbolo do cordeiro. A cruz, como não podia deixar de ser, também aparece na Páscoa, representando a ressurreição e o sofrimento de Cristo. O pão e o vinho representam a ceia de Jesus, representando o seu corpo e sangue. No antigo Egito, o coelho é símbolo do nascimento e da nova vida, mas a tradição diz que a origem do coelho da Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem.
Texto de Carolina Matta Machado
Fonte:http://www.educacaopublica.rj.gov.br/cultura/especiais/pascoa/pascoa01.htm

Nenhum comentário: