sexta-feira, 30 de março de 2007

Amália Hermano Teixeira


A vida de uma pioneira!

Amália José Hermano – Nasceu em Natividade – Go, no dia 23 de setembro de 1916. Filha de Manoel José Hermano e Archângela Pereira Hermano. Fez os estudos primários com mestre Cazuza, em Itaberaí – Go, e na cidade de Goiás. Os preparatórios para admissão ao ginásio foram feitos com o professor Alcides Celso Ramos Jubé e o curso secundário no Lyceu de Goiás. Foi diplomada pela Escola Normal Oficial do Estado e cursou na Universidade Rural do Rio de Janeiro. Foi diplomada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Goiás. Foi professora catedrática da Escola Normal Oficial, depois do Instituto de Educação de Goiás. Foi também professora de História da Universidade Federal de Goiás. Colaboradora especial da grande enciclopédia Delta-Larousse.
Em 1933, Amália recebeu como presente de sua avó, três pratos de porcelana, dois de origem holandesa e um francês, que foi o impulso inicial para uma rica coleção que ela guardou para toda a vida, essa coleção continha mais de 600 peças.
Em 1º de fevereiro de 1937, Amália José Hermano contraiu matrimônio com seu conterrâneo Maximiano da Mata Teixeira, passando a assinar Amália Hermano Teixeira.
Amália apresentava um ecletismo incomum: professora, pesquisadora, biógrafa, historiadora, orquidófila, advogada, folclorista, arquivista, conferencista, jornalista. Amália publicou estudos sobre “Os amigos da natureza” na Revista Oeste.
Amália era grande defensora e sempre incentivava seus alunos a cuidar da natureza; sempre promovia palestras falando sobre esse assunto. Assim como promovia também exposições de orquídeas e de plantas ornamentais.
Como jornalista, Amália Hermano Teixeira foi ativa colaboradora dos jornais: A Colméia, Cinco de Março, O Popular, Diário da Manhã, etc.Como biógrafa, deixou vasto trabalho em jornais goianos sobre importantes e destacadas figuras de nossa história.
Como uma de suas últimas atividades, Amália Hermano Teixeira apresentou valioso trabalho sobre “Dente de Leão” no “XVII Congresso de Botânica” realizado em Goiânia. Logo depois, em 21 de abril de 1991, Amália é acometida de um derrame cerebral, falecendo uma semana após, isto em 28 de abril, “devolvendo-se à natureza que tanto amou”, no dizer poético. Amália deixou extensa obra histórica, porém, deixou além de tudo um exemplo de trabalho e dignidade.


Fonte: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás nº 18 Ano. 2004. pág.155-170

quinta-feira, 29 de março de 2007

Vestibular 2008

Para o pessoal do terceiro ano que pretende tentar o Vestibular nesse ano deixamos a lista dos livros indicados pela UFG e UEG:
Obras literárias do Processo Seletivo 2008

UFG

1. BILAC, Olavo. Melhores poemas. Global Editora.

2. ASSIS, Machado de. Memorial de Aires. Ática.

3. COLASSANTI, Marina. O leopardo é um animal delicado. Rocco.

4. MARANHÃO, Haroldo. Memorial do fim: a morte de Machado de Assis. Planeta do Brasil.

5. CORALINA, Cora. Melhores poemas. Prefácio, seleção e organização de Darcy França Denófrio. Global. (Coleção Melhores Poemas).

6. SILVEIRA, Maria José. O fantasma, de Luis Buñel. Editora Francis.

UEG

1. ANGELO, Ivan. A festa.

2. LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro de prazeres.

3. VIEIRA, Lacordaire. O corpo.

4. SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca.

5. TELES, Gilberto Mendonça. Melhores poemas.

6. FERNANDES, Natalina. Risos e lágrimas

Invista em você estudando muito e boa sorte!

domingo, 18 de março de 2007

"Eu recomendo"


Essa é principalmente para os professores. Gostaria de indicar aos professores o site
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/index.htm, onde podemos encontrar textos e oficinas sobre as variadas disciplinas que podem ajudar na atualização e até mesmo reciclagem de conhecimentos e auxiliá-los na pratica pedagógica. Faça uma visitinha, dêem uma revirada em cada canto do site porque vale a pena.

quinta-feira, 8 de março de 2007

CONCURSO DE DESENHO



OLÁ PESSOAL
VAMOS PARTICIPAR DO CONCURSO DE DESENHO DE ORQUÍDEAS, EM COMEMORAÇÃO AOS DEZ ANOS DO COLÉGIO AMÁLIA?
AQUI ESTÃO ALGUNS EXEMPLARES DE ORQUÍDEAS PARA VOCÊS,SE QUISEREM VISUALIZAR MAIS FOTOS PROCUREM EM MEUS DOCUMENTOS.

Concurso. Participem!



Pessoal o Projeto 10 anos de Colégio Amália trouxe como uma das atividades o Concurso de Poesia e Prosa, cujo tema é MEIO AMBIENTE e também o Concurso de desenho, cujo tema é ORQUÍDEA. Por que esses temas? Porque ambos assuntos eram de grande interesse da nossa homenageada, cujo nome foi dado ao nosso colégio, a senhora Amália Hermano Teixeira. Então é isso aí, se você ainda não se inscreveu, corra até à coordenação e preencha sua ficha de inscrição e tire suas dúvidas sobre o regulamento. É só até dia 09/03/2007.Boa sorte!!!!

8 de março - Dia Internacional da Mulher



O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está ligado aos movimentos feministas, do passado, que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias.Ao celebrarmos esse dia devemos ter em mente que por trás dessa homenagem à mulher muitas vidas foram perdidas, muitas injustiças cometidas, por isso devemos ter consciencia de que é um dia de homenagem, sim, mas o nosso dia na verdade é todo dia, assim como todo dia é dia do homem.É um bom momento em que devemos refletir e chamar a atenção da sociedade para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
Já conquistamos muito, mas ainda há o que conquistar.
Parabéns a nós mulheres de luta, de fibra, de garra e de rosas...
Lídia

segunda-feira, 5 de março de 2007

sexta-feira, 2 de março de 2007

Aniversário do Amália


Você sabia que no proximo mês estaremos comemorando 10 anos do nosso querido Colégio Estadual Amália Hermano Teixeira? Pois é, e a equipe gestora juntamente com professores e funcionários estão preparando um PROJETO para que essa comemoração seja marcante. Por enquanto o que podemos dizer é isso, aguardem novidades, fiquem de olho no nosso blog e também de ouvidos na Rádio Planet Music. Ah! Não esqueça de comentar, é importante para nós.